sábado, 3 de março de 2012

Desafio Anita: 1. Livro


Em vez do singular, considerei o plural: livros!

Isto porque ando a entretida a ler esses dois meninos em destaque na fotografia:

O Inferno de Dante Alighieri
As Intermitências da Morte de José Saramago

Nestes últimos dias, o primeiro tem andado sempre no meu saco, de modo a poder lê-lo sempre que estou a caminho seja de onde for - tem me feito companhia nas viagens de comboio. O segundo está na minha mesa de cabeceira, e dedico-me a ele quando me deito (adoro ler antes de ir dormir). 

O Inferno faz parte da Divina Comédia, que está dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Não resisti em ir busca-lo à biblioteca depois de ter lido A Gargula do Andrew Davidson, em que O Inferno de Dante é mencionado vezes sem conta. Inicialmente acreditei que fosse uma leitura difícil e de complicado entendimento (tendo em conta que aquilo foi escrito há milhões de anos), mas vim a descobrir que não é nenhum bicho de sete cabeças, tendo umas notas de rodapé para me iluminar numa ou outra expressão que não seja mais clara para o comum dos mortais. So far, so good. 

Quanto às Intermitências da Morte, comecei há pouco tempo. Sou obrigada a admitir que fiquei completamente traumatizada com O Memorial do Convento durante o secundário, tanto que não fui capaz de ler o livro todo (dava-me um sono terrível - parecia o de histologia), e tive de recorrer àqueles resumos manhosos para me conseguir safar. E isto para não falar no Ensaio Sobre a Cegueira. Não, não li o livro... Fiquei demasiado curiosa em relação ao filme, e decidi dar uma vista de olhos.. Ora bem, eu sou uma pessoa facilmente impressionável e que se deixa envolver no enredo dos filmes. Escusado será dizer que o filme mexeu comigo de tal maneira, que quando acabou, estava completamente perturbada. Impacto teve, que não haja qualquer tipo de dúvida! Mas não acho que seja possível dizer que se gosta de algo que nos dá a volta ao estômago. De qualquer das formas, decidi arriscar em Saramago na mesma! Vamos lá ver o que me está reservado (e por favor, não me contem nada do enredo que eu fico completamente danada!).

Primeiro ponto do desafio cumprido!

Eu sei que disse que ia fazer um  dois em um, mas ainda não tenho material de jeito para falar dos meus progenitores. Dois em um fica para amanhã!

Até então! *



1 comentário: