domingo, 9 de outubro de 2011

3's and 7's and Metáforas Alimentícias


Existem coisas na vida extremamente desagradáveis, é um facto. Poderia passar o dia (sim, porque são exactamente 6h42 da matina, e eu estou aqui cheia de fanta) a enumerar estas coisas malditas, mas hoje vou me focar apenas numa.

Consideremos a situação: madrugada, sono completamente inexistente. Para compensar a incomensurável falta de sono, surge dos antros do inferno uma fome que me leva a acreditar que nunca em toda a minha vida vi algo comestível à frente. O que se sucede? Uma ida ao frigorífico. Abrindo a porta do maravilhoso e ispantoso (com i mesmo) electrodoméstico que acolhe no seu interior fresco e conservador, produtos capazes de aniquilar tão ameaçadora fome... deparo me com o seguinte cenário:

  • Iogurtes ligeiramente fora do prazo; 
  • Manteiga com um nadinha de cheiro a ranço, quase imperceptível;
  • Fiambre com um aspecto duvidoso, já que a sua tonalidade rosa e apetitosa já não é o que era;
  • Ketchup e maionese também fora do prazo;
  • Lata de salsichas aberta, mas com as ditas cujas com as extremidades negras e com ar de quem já esteve a estagiar no frio tempo em demasia;
  • Sobras de arroz boas para irem directinhas para o caixote do lixo.
Tendo isto, fico decepcionada, e decido ver o que há na dispensa:

  • Pão recesso, bom para dar aos pombos;
  • Pão de forma com um perfume menos habitual;
  • Pacotes de bolachas abertos, estando as pobres coitadas um pouco moles e sem graça;
  • Idem aspas para os cereais. 
Depois de correr a cozinha em busca de algo que acalme o gremlin esfomeado que está dentro de mim, é de ficar frustrada e indignada por não haver rigorosamente nada em condições para se comer!

Mas isso é subjectivo, dizem vocês.

E dizem com muita razão! Porque existe muita boa gente que come iogurtes ligeiramente fora do prazo, tendo apenas em atenção o aspecto da embalagem e do produto em si. E comem, e dão se por satisfeitos! E ficam felizes! E matam a fome apesar de tudo. O mesmo se verifica com os restantes alimentos (tirando o arroz, neste caso): o pão recesso, pode se aquecer, comendo se torradinho com a manteiga; os cereais em leite quente, amoleceriam de qualquer das formas; as pontas negras das salsichas numa omelete, mista, ou cachorro, tornar se iam imperceptíveis; and so on and so on.

Mas a questão reside aqui mesmo: até que ponto é que uma pessoa é capaz de comer algo que não esteja em tão bom estado, e sentir se completamente satisfeita no final? Será que o gremlin estomacal é finalmente e definitivamente acalmado durante umas horas? Ou será que fica aquela impressão esquisita que se calhar não se deveria ter arriscado?

Isto vai depender de quem é a criatura que está a morrer de carência alimentar. Falando por mim, já fui mulherzinha para ter acabado com um frasco de ketchup que veio de paredes de coura (onde a sua forma de conservação era nenhuma), e ainda cá ando para as curvas! No entanto, tudo o resto me faz torcer o nariz, apesar de estar esganadinha de fome. Prefiro comer coisa nenhuma e ir para a cama completamente frustrada, do que comer algo que não me caia tão bem, e que me deixe a pensar se não me vai dar uma coisinha má nas horas que se seguem à ingestão!

E para que fique esclarecido: não, os cenários anteriormente descritos não correspondem à realidade (excepção aos iogurtes).

Quanto à escolha músical: poderia dizer muita coisa, mas não digo nada, porque a música diz tudo, olé!

Tenham um bom dia!

5 comentários:

  1. Eu sou uma infeliz tantas criançinhas em África a passar fome e eu não consigo comer coisas fora do prazo, mesmo que parecam muito bonitas. Não é que pense que vou morrer intoxicada ou algo do genero. Mas pronto olha não consigo, só raras excepções. LOL

    P.S: Se tivesses levado umas gominhas smp tinhas tapado um bocadinho o buraco.:p

    ResponderEliminar
  2. Lá está, sou igual :p
    Já devoraste o conteúdo todo do frasco? xD

    ResponderEliminar
  3. Não como cenas fora do prazo, mas conheço quem coma mesmo estando estragado xD

    ResponderEliminar
  4. Mesmo estando estragado?? Isso também já é demais. LOL Nem 8 nem 80 LOL

    Achas que comia o conteudo todo do frasco? Fogo, a tua parte ainda lá esta. No sábado dou te. 3 pastilhas, um tubsrão e um morando (qq coisa assim!)

    ResponderEliminar
  5. Coisas fora do prazo são sempre um desafio. É preciso é ter espírito de jogador.

    ResponderEliminar