quarta-feira, 12 de março de 2014

Subconsciente

Tenho imensos sonhos. Consigo lembrar-me de muitos, e com bastante detalhe. Sinto-me bastante sortuda, já que a maioria das pessoas tem dificuldade em lembrar-se dos seus. Hoje sei exactamente com o que sonhei, mas não me consigo lembrar-me de todos os detalhes.. desta vez recordo muito mais o senti e o que pensei. Não é tão gratificante no sentido de não ter acesso ao aspecto visual dos acontecimentos, mas é muito mais duradoiro o sentimento remanescente.

Revivi um episódio que se passou há quase vinte anos atrás, num parque infantil em frente à escola primária... mas no presente. Todos tínhamos os nossos 25/26 anos. Não estávamos no parque. Tudo estava adaptado ao 'agora'. As nossas mentalidades, os locais, as circunstâncias eram diferentes. A situação era a mesma. A intemporalidade do momento chocou-me.

Acredito que o nosso subconsciente tenha a sua forma peculiar de avaliar o que o nosso consciente vive. E raras as vezes consegue fazer um pinpoint daquilo que nos perturba e expo-lo na sua forma própria, de modo a que consiga a ser compreendido.

Por norma não entendo muito bem o que é que o gajo me quer dizer. Cactus com sombreros, acidentes de carro, comboios, guerras, ícones históricos, familiares falecidos, etc.

Hoje foi bastante claro.

Acho incrível a capacidade que o nosso cérebro tem de ir buscar historias enterradas em baús já há muito esquecidas, e manipula-las de forma tão estranha.

(quando virem que isto começa a ficar muito fora de mão -> Magalhães Lemos)

1 comentário: