sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Lies, Lies Everywhere!

 
Ontem, a caminho de casa, lembrei-me de uma conversa que tive em tempos acerca das chamadas white lies. Uma white lie consiste numa mentira inofensiva, que é contada para evitar situações desagradáveis desnecessárias, e que à partida não consiste em nada de relevante. Toda a gente já contou. Muita gente já deixa passar uma ou outra automaticamente. "Como correu a frequência? - Correu bem." - Se a resposta fosse negativa ou parcialmente negativa, remetia logo para algo do género do "então que se passou? era difícil? não estudaste suficiente?" - e quando uma porra de uma frequência não corre bem, não há propriamente vontade de esmiuçar as razões para tal ter acontecido depois. Quem recorria frequentemente a este tipo de mentiras, era a minha irmã. O que tem de engraçado, é que dá para detectar facilmente quando acontece, e quando é confrontada com o que de facto é verdade, fica logo possuída e com vontade de encher toda a gente de porrada. Eu não me considero muito apta a detectar mentiras, até porque grande parte de mim prefere acreditar que as pessoas com quem me dou não precisam de o fazer. De qualquer das formas, elas andem aí, inofensivas ou não. Ontem a reflexão caiu no facto de existir muito boa gente que o faz desnecessariamente, e às vezes tão mal e porcamente, que chega a roçar o estúpido. Não estou aqui a dizer que não o faço, e que acho isto uma coisa do Demo. Não. Estou a dizer que há alturas em que isso se justifica - em casos em que pequenas mentiras/omissões evitam situações de desconforto ou discussões picuinhas sem grande importância - e há outras em que são só escusadas, porque não evitam nada, e se for preciso só tornam a situação mais pesada e desconfortável. Principalmente quando é de caras que nos estão a mentir.
Aqui entra, então, a capacidade de cada um de ver quando é que uma mentira neutra é pelo melhor, ou é dita por hábito, por malícia, ou até mesmo por insensatez.
Falando por mim, evito-o. Apenas o faço quando sei que o resultado directo disso apenas contribui para que o ambiente fique atenuado ou se evite tópicos desagradáveis, em último caso. Quando o fazem a mim e acontece de eu me aperceber (como já acontece com a minha irmã), há coisas que deixo passar, porque são mesmo harmless e não há necessidade de armar confusão por pouca coisa. Há outras que não deixo passar, e trato de esclarecer imediatamente o assunto. E há outras em que gosto de ver quão longe é a que a coisa pode ir. Essas dão me um gostinho amargo particular. São tipo café. E nem sempre são assim tão neutras quanto isso. E como nunca tenho duvidas e raramente me engano, como o tio Aníbal, eventualmente a verdade vem ao de cima.
Havendo um bom entendimento, não há necessidade destas coisas. É o que volta e meia tento explicar à minha pequena, e sei que ela compreende. Quanto a gente graúda, não vale a pena fazê-lo. Se já com idade para ter juízo não conseguem ver a diferença entre algo inofensivo, e algo só parvo, não vale a pena gastar energia a explicar.

Agora vamos todos orar em silêncio e reflectir sobre o assunto durante 5 minutos.

Amén.

6 comentários:

  1. Por acaso acho que não sou lá muito de mentir. É muito raro o fazer até, que me recorde. E também sou péssima a mentir portanto. LOL Mas conheço algumas pessoas que mentem com os dentes todos e mais tarde ou mais cedo enterram-se! Bem isto tudo para dizer que odeio que me mintam, talvez porque me haja alguém muito próximo que desde que me lembro mente muito até por coisas que não fazem sentido nenhum. '-- Bah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito boa gente assim, até mete medo -.-' Uma pessoa depois até se habitua.

      Eliminar
  2. Que deprimência mulher xD é natal :P ou quase...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O espírito natalício continua aqui inabalável! Há espaço para outras coisas, no entanto! :P

      Eliminar
  3. Sem tirar nem por..e nem vou dizer mais nada que não é preciso! (já sabes o que a casa gasta xD)

    ResponderEliminar
  4. Era matáaaaaaaaaaaaaaa-luuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar