terça-feira, 13 de março de 2012

Desafio Anita: 9. Mania/Superstição

Mania

1. gosto excessivo por alguma coisa; obsessão;
2. esquisitice; extravagância;
3. capricho; teima.
(Do grego manía, «loucura», pelo latim manĭa-, «idem»)

Tive de ir ver o significado, por medo de estar a confundir vícios e gostos.
E a conclusão a que chego, em relação às minhas esquisitices é a seguinte:

- não suporto que me mexam no nariz;
- no carro, quando vou nos bancos de trás, gosto de ir no lugar do meio (para ter vista panorâmica e conseguir atazanar todos os indivíduos presentes no veículo facilmente);
- comer a salada de fruta antes da sandes;
- nos transportes públicos, sento-me nos bancos de modo a que fique de costas relativamente ao sentido da viagem;

de entre as minhas maniazices, essas ainda são as mais patentes.

Superstição

1. desvio do sentimento religioso que consiste em atribuir a certas práticas uma espécie de poder mágico, ou pelo menos uma eficácia sem razão;
2. crença sem fundamento nos efeitos mágicos de determinado objeto, ação ou ritual, crença irracional, crendice.
(Do latim superstitiōne-, «resto de velhas crenças»)

Tenho pelo menos duas (das quais tenho noção agora):

- cruzar os dedos quando estou numa situação que me deixa particularmente ansiosa;
- fazer por usar sempre a mesma esferográfica na época de exames.

E pronto, com isto, fica aqui mais um pedacinho de mim! *

1 comentário:

  1. "nos transportes públicos, sento-me nos bancos de modo a que fique de costas relativamente ao sentido da viagem"

    Eu também =) e não sei porquê tenho a vaga ideia que somos das poucas que preferem*

    ResponderEliminar