segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Despersonificação

Eu ia para a cama ler os meus artigos e pdf's relacionados com o meu estágio, mas deu-se-me um nó nas entranhas e surgiu uma revolta. 


Se há coisa que não gosto de ver, nem em mim, e muito menos nos outros, é a dita despersonificação. Passo a explicar: a necessidade de despir a própria pele, ou molda-la, de modo a conseguir cair nos padrões pretendidos conforme a situação necessária. 

Quando digo situação necessária, refiro-me a tudo. Por interesse profissional, para atingir este ou aquele objectivo, para agradar a A ou a B, and so on. 

Eu pergunto-me: 

Será que esta gente quando se vai deitar, tem noção do que é? Ou daquilo que alguma vez foi? Terá opinião própria? Vontade própria? E se acredita que tem, será mesmo dessa pessoa? 

Cá para mim, não. Acredito que há pessoas tão mergulhadas neste jogo de devoção a outrem, que já nem conseguem delimitar o que é seu, e o que é alheio. 

"Será que gosto mesmo de sopa? Ou me obriguei a gostar só porque me senti forçado a isso? Ou porque quis deixar a minha mãe feliz? Ou porque irritava o meu pai? Ou porque os meus irmãos também comiam? Ou porque me disseram que era fixe? Ou porque a vizinha do lado que é bem boa também gosta?" 

A questão vai mesmo por aqui. Não digo que não tenha caído na esparrela uma ou outra vez, mas há limites, e eu felizmente sei qual é o meu. Consigo ir para a cama descansada sabendo que não consigo gostar de sopa. Da mesma maneira que não consigo gostar de alface nem de tomate, e que a canela é coisa que me enoja. 

(isto acaba sempre em metáforas alimentícias ultimamente, podia-me dar para pior)



E penso que já consegui esvaziar o balão cheio de ar que tinha no peito (era muito giro se tivesse hélio - imaginem-me a ler este texto com voz esganiçada - awesome!) e dar continuidade aos meus estudos (até pareço uma pessoa dedicada) como deve ser. 

Salam Aleikum

*


4 comentários:

  1. Ahah gostei tanto. :D (mesmo que a ideia fosse não ter piada) Tens jeito para a indignação!
    Era tão linda a voz de hélio :D

    ResponderEliminar
  2. com a piada do hélio uma pessoa esqueçe-se de toda a questão anterior,perdi-me com a piadinha :P
    Acho que a questão do "será", principalmente quando estamos a crescer, acontece muito e os gostos podem ser influenciados e mudados,falo por mim admito que me acontece, mas no fim por muito que mude, e volte a experimentar, sei sempre aquilo que sou, o que gosto e não... gosto de alguma sopas e já agora detesto tomate haha

    ResponderEliminar
  3. Como seres sociáveis que somos, é impossível os nossos gostos/personalidade não sofrerem a influência do que nos rodeia. Mas há sempre a nossa essência, que deve ser cultivada e preservada. Porque, afinal, somos únicos =)

    ResponderEliminar